Segunda a Sexta-feira, das 8h às 19h | Sábado: consulte horários

11 98025-3655

O temido Aedes aegypti

O temido Aedes aegypti

Nessa época do verão precisamos nos preocupar com o Aedes aegypti, esse mosquitinho tem dado o que falar nos noticiários e tem gerado muitas dúvidas e preocupações.

Vou tentar esclarecer as dúvidas mais frequentes que pairam sobre o mosquito e os vírus da dengue e zika.

.

  •  O que é Aedes aegypti?

O Aedes aegypti é um tipo de mosquito popularmente conhecido como mosquito da dengue ou pernilongo rajado. É proveniente da África e atualmente distribuído por todo o mundo, frequentemente encontrado em regiões tropicais e sub-tropicais. Hoje bem adaptado a zonas urbanas, consegue reproduzir-se pondo seus ovos em pequenas quantidades de água limpa que preferivelmente estejam paradas e sombreadas. A fêmea é ativa e pica durante o dia, mede menos de 1cm, é preta com manchas brancas no corpo e nas pernas. Seus ovos são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada da água propicie a incubação.

.

  • O que é dengue?

O ciclo de transmissão da dengue se inicia quando o Aedes aegypti pica uma pessoa infectada. O vírus se multiplica e chega às glândulas salivares do mosquito. Uma vez infectado, o mosquito é capaz de transmitir o vírus enquanto viver. Após a picada do mosquito, inicia-se a disseminação do vírus no organismo humano. Os primeiros sintomas surgem após um período de incubação que pode variar de 2 a 10 dias. A doença se inicia semelhante a uma gripe, com sintomas que surgem de forma abrupta: febre, dor de cabeça (principalmente na area atrás dos olhos), dores nas costas, músculos, pernas e articulações, corrimento nasal, perda do apetite, náuseas, dores na movimentação dos olhos e cansaço profundo. Pode também surgir vermelhidão na face e no corpo (exceto palmas das mãos e plantas dos pés). A doença vai embora após 5 a 7 dias de sintomas.

.

  • O que é zika?

Zika é uma doença que pode ser assintomática e, em geral, tem manifestação semelhante e mais branda do que a dengue. Os sintomas mais frequentes são febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, diarréia, náuseas e mal-estar. A vermelhidão da pele acompanhada de coceira pode acometer o rosto, tronco e os membros incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. A incubação varia de 3 a 12 dias após a picada e o quadro é auto-limitado, o organismo se encarrega de eliminar o vírus.

.

foto_dra_naira

Dra. Naira Scartezzini Senna
Médica especialista em Ginecologia-Endócrina, Climatério, HPV e Infanto-Puberal
CRM 131412

Rua Vergueiro, 3558 – Sala 1206 – Vila Mariana  – São Paulo – SP

Tel.: (11) 9.6141-1000

contato@dranaira.com.br

www.dranaira.com.br

 

 

 

 

 

logo-horizotal-rgb

logomarca_padrao_baixa (1)

No Comments

Post a Comment