Assoalho pélvico – o berço do bebê!
Já foi apresentada ao assoalho pélvico?
O assoalho pélvico é um conjunto de partes moles que fecham a pelve, sendo formado por músculos, ligamentos e fáscias. Suas funções são de sustentar e suspender os órgãos pélvicos e abdominais, mantendo as continências urinária e fecal. Os músculos do assoalho pélvico também participam da função sexual e distendem-se em sua porção máxima na passagem feto durante o período expulsivo do parto.
Na mulher a região dos músculos do assoalho pélvico é perfurada por três orifícios: uretra, vagina e ânus.
Sendo a região mais baixa do tronco, esse grupo muscular fixa-se sobre uma estrutura óssea que garante em parte sua estabilidade: a pelve. Essa estrutura envolve quase totalmente os órgãos e os músculos do assoalho pélvico.
Na gestação essa região se torna simbolicamente o “berço da pelve”, os músculos agem como uma espécie de rede, passando do osso púbico a frente da sua pelve para o cóccix nas costas e saindo em cada lado do ísquio – seus “ossos de sentar”.
Os músculos do assoalho pélvico devem estar forte suficientes para sustentar o bebê durante a gestação e por outro lado elásticos para o momento do parto. Essa combinação torna a experiência de trabalho de parto vaginal mais confortável.
Músculos do assoalho pélvico fortalecidos e elásticos apresentam diversos benefícios, que são importantes para a sua saúde, mesmo quando não estiver grávida.
O assoalho pélvico forma uma parte integral dos músculos estabilizadores posturais e exerce um papel vital na manutenção da postural corporal correta. Quando fracos, levam a uma postura inadequada e causam dor lombar. A falta de apoio apropriado para os órgãos da pelve pode levar, por exemplo, à incontinência ou vazamentos quando você espirra ou ri, e a problemas de bexiga e intestinos mais tarde.
Benefícios de um Assoalho Pélvico saudável:
• Melhora a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto vaginal
• Melhora a circulação para a região pélvica
• Promove a rápida recuperação e cicatrização, auxiliando na reconquista de boa qualidade muscular após o parto
• Previne a incontinência urinária por esforço
• Melhora as sensações sexuais
• Apoia os órgãos da pelve
• Previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas (que formam uma interligação entre a parte posterior da pelve e os ossos do quadril)
• Ajuda a prevenir problemas de intestino e bexiga que podem vir a ocorrer em idades mais avançadas
• Promove a estabilidade da musculatura postural