Segunda a Sexta-feira, das 8h às 19h | Sábado: consulte horários

11 98025-3655

Assoalho pélvico – o berço do bebê!

Assoalho pélvico – o berço do bebê!

Já foi apresentada ao assoalho pélvico?

O assoalho pélvico é um conjunto de partes moles que fecham a pelve, sendo formado por músculos, ligamentos e fáscias. Suas funções são de sustentar e suspender os órgãos pélvicos e abdominais, mantendo as continências urinária e fecal. Os músculos do assoalho pélvico também participam da função sexual e distendem-se em sua porção máxima na passagem feto durante o período expulsivo do parto.

Na mulher a região dos músculos do assoalho pélvico é perfurada por três orifícios: uretra, vagina e ânus.

Sendo a região mais baixa do tronco, esse grupo muscular fixa-se sobre uma estrutura óssea que garante em parte sua estabilidade: a pelve. Essa estrutura envolve quase totalmente os órgãos e os músculos do assoalho pélvico.

Na gestação essa região se torna simbolicamente o “berço da pelve”, os músculos agem como uma espécie de rede, passando do osso púbico a frente da sua pelve para o cóccix nas costas e saindo em cada lado do ísquio – seus “ossos de sentar”.

Os músculos do assoalho pélvico devem estar forte suficientes para sustentar o bebê durante a gestação e por outro lado elásticos para o momento do parto. Essa combinação torna a experiência de trabalho de parto vaginal mais confortável.

Músculos do assoalho pélvico fortalecidos e elásticos apresentam diversos benefícios, que são importantes para a sua saúde, mesmo quando não estiver grávida.

O assoalho pélvico forma uma parte integral dos músculos estabilizadores posturais e exerce um papel vital na manutenção da postural corporal correta. Quando fracos, levam a uma postura inadequada e causam dor lombar. A falta de apoio apropriado para os órgãos da pelve pode levar, por exemplo, à incontinência ou vazamentos quando você espirra ou ri, e a problemas de bexiga e intestinos mais tarde.

Benefícios de um Assoalho Pélvico saudável:

• Melhora a capacidade de estirar e relaxar com mais facilidade durante o parto vaginal
• Melhora a circulação para a região pélvica
• Promove a rápida recuperação e cicatrização, auxiliando na reconquista de boa qualidade muscular após o parto
• Previne a incontinência urinária por esforço
• Melhora as sensações sexuais
• Apoia os órgãos da pelve
• Previne o mau alinhamento das articulações do quadril e sacroilíacas (que formam uma interligação entre a parte posterior da pelve e os ossos do quadril)
• Ajuda a prevenir problemas de intestino e bexiga que podem vir a ocorrer em idades mais avançadas
• Promove a estabilidade da musculatura postural

logo-horizotal-rgb

 

 

 

 

 

 

Fonte:
– ENDACOTT, J. Pilates para grávidas. Ed Manole. 2007.
– ZUGAIB, M. et al. Atividade física na gravidez e no pós parto. Roca. 2009.
– CALAIS-GERMAIN, B. O períneo feminino e o parto. Ed Manole. 2005.
Imagem: Pinterest
As imagens do blog vêm de diversas fontes e nem sempre é possível identificar o autor. Se você desejar ter o crédito ou a remoção dessa imagem, favor enviar um email para contato@umanapilates.com.br e faremos os ajustes necessários. Some pictures on this blog come from multiple sources. If one of your images is on the site and you want it removed please write to contato@umanapilates.com.br

No Comments

Post a Comment