Segunda a Sexta-feira, das 8h às 19h | Sábado: consulte horários

11 98025-3655

Equilíbrio na gestação x Hormônio Relaxina

Equilíbrio na gestação x Hormônio Relaxina

Podemos dizer que é relativamente comum a gestante torcer o pé, isso porque seu equilíbrio está alterado. Sabe por quê?

Durante a gestação acontecem milhares de mudanças hormonais,  um desses hormônios  é a Relaxina.

A relaxina, produzida pela placenta, é responsável por proporcionar maior mobilidade dos ligamentos, além de atuar a capacidade do útero distender-se para acomodar o bebê.

Quando pensamos na ação da relaxina nas articulações da pelve são observados vários benefícios, já que este ajuda a preparar o corpo para o parto, afastando os ossos da pelve e permitindo um aumento do canal de parto.

Porém precisamos tomar alguns cuidados com a ação desse hormônio nas outras articulações, que por ficarem mais instáveis podem ter maior risco de lesão.

Esses cuidados precisam ser levados em conta tanto no dia a dia, quanto na atividade física.

Cuidado com superfícies molhadas ou irregulares quando caminhar, e cuidado ao carregar peso, especialmente crianças.

Salto alto então – nem pensar. Além da falta de equilíbrio e risco de torções, existem outros fatores que fazem com que a gestante deva ficar longe do salto, mas vamos deixar para outro post já que temos bastante “pano pra manga” nesse assunto.

No caso da atividade física – sempre supervisionada – exercícios que necessitem de equilíbrio passam a não ter mais objetivo. Uma das indicações do American College of Obstetrician and Gynecologist (ACOG) é exatamente essa – “as atividades devem minimizar o risco da perda de equilíbrio e trauma”. Portanto, cuidado com posicionamentos com risco de queda e com bases instáveis.

Malabarismos no Pilates não são indicados durante a gestação. Vamos deixar os exercícios aéreos para um pós parto tardio…certo?

Não podemos esquecer que além da ação da relaxina nas articulações a gestante também está com seu centro de gravidade alterado devido às alterações posturais, intensificando ainda mais o desequilíbrio, por esse motivo, o cuidado deve ser redobrado.

O Pilates com suas devidas adaptações atua no fortalecimento muscular, que irá ajudar a estabilizar as articulações, substituindo na medida do possível os ligamento em articulações como ombros, punhos, joelhos e tornozelos, e melhorando a mecânica corporal.

Adaptações na rotina da gestante e na prática da atividade física são muito bem vindas!

 

logo-horizotal-rgb

 

 

 

 

 

 


Imagem: Pinterest
As imagens do blog vêm de diversas fontes e nem sempre é possível identificar o autor. Se você desejar ter o crédito ou a remoção dessa imagem, favor enviar um email para contato@umanapilates.com.br e faremos os ajustes necessários. Some pictures on this blog come from multiple sources. If one of your images is on the site and you want it removed please write to contato@umanapilates.com.br

 

No Comments

Post a Comment