Segunda a Sexta-feira, das 8h às 19h | Sábado: consulte horários

11 98025-3655

Pilates na gestação

Pilates na gestação

A gestação é um período no qual a mulher observa alterações constantes em seu corpo. Por esse motivo é fundamental que músculos e ligamentos estejam preparados para essas mudanças.

 

O Pilates é um sistema de condicionamento físico e mental que melhora a força física, a flexibilidade e a coordenação, além de reduzir o estresse, melhorar o foco mental e promover uma melhor sensação de bem estar.

 

O objetivo do Pilates na gestação é estabilizar a musculatura postural, fortalecer o assoalho pélvico e toda musculatura do core. Ajuda, portanto, no equilíbrio, coordenação e qualidade dos movimentos sem deixar sobrecarregar as articulações.

 

Um assoalho pélvico bem trabalhado tem sua capacidade de estiramento e relaxamento facilitada, tendo portanto, benefícios claros durante o trabalho de parto. Os músculos perineais fracos podem levar à perda urinária involuntária durante a gestação e posteriormente, ao longo da vida. Por isso, a necessidade de trabalhar esses músculos durante toda a gestação, para que no momento do parto ajudem na proteção contra lesões e disfunções do assoalho pélvico.

 

Outra função do assoalho pélvico é o bem-estar sexual, que depende de músculos do assoalho pélvico fortes o suficiente para manter a sua função. Durante a gestação, a função sexual pode modificar-se.  Esses músculos permitem o intercurso sexual e o parto; suas contrações involuntárias são as características principais do orgasmo. Por isso, os músculos do assoalho pélvico podem interferir negativamente na função sexual feminina.

 

Além de todos esses benefícios também é preciso preparar a gestante para o momento futuro de cuidados com o bebê. Por isso é importante fortalecer os membros superiores, já pensando na preparação para amamentar, levantar e carregar o bebê, dar banho, trocar, etc.

 

Através de todo trabalho do Pilates na gestação conseguimos prevenir as famosas dores lombares, tensão no pescoço e ombros, incontinência urinária, manter a função abdominal, entre outros.

 

Os exercícios devem ser escolhidos com cuidado para cada estágio da gestação, respeitando a individualidade de cada gestante.

 

Para isso, lembre-se que um profissional especializado e consciente de todas as modificações fisiológicas que acontecem nesse momento é fundamental. Além, é claro, da liberação do seu Obstetra para a prática de atividade física.

logo-horizotal-rgb

No Comments

Post a Comment