Uso de Adoçantes na Gestação
Na gestação precisamos ficar atentas aos alimentos adoçados que são classificados como light, diet ou 0% açúcar. Estes alimentos como: sucos, chás, iogurtes e geléias substituem o açúcar em sua composição para adicionar os adoçantes, porém a maioria dos adoçantes utilizados pela indústria não são indicados para o consumo das gestantes.
Isso porque o grande risco do consumo dos adoçantes (ou edulcorantes, como são identificados nos rótulos dos alimentos) é que eles ultrapassam a barreira da placenta e podem atingir o bebê.
O ideal é não ingerir nenhum adoçante nesta fase da vida, mas como as gestantes com diabetes ou que estão acima de peso não podem consumir açúcar, o consumo dos adoçantes é indicado, porém somente alguns tipos.
Tipos PROIBIDOS: sacarina e ciclamato de sódio.
Tipos LIBERADOS: aspartame, sucralose, acessulfame-K e estévia.
Contudo a nossa “dica de ouro” é para a atenção aos rótulos. Alguns adoçantes liberados para as gestantes como estévia, por exemplo, devido seu sabor amargo nunca está sozinha na lista de ingredientes dos alimentos. É comum vir acompanhada da sacarina, o que faz com que o produto não possa ser consumido pela gestante. Então a cada novo produto light, diet ou com redução de açúcar a primeira coisa a se fazer é ver o tipo de adoçante no rótulo.
Vale lembrar que na gravidez (e na vida) o segredo está na moderação, então mesmo que se consumam os tipos de edulcorantes liberados não vale exagerar! Procurem variar os tipos dos adoçantes alternando-os entre si: uma semana sucralose, na outra aspartame e na outra estévia e por aí vai.
E se você, mamãe, não tem diabetes e está com o ganho de peso da gravidez controlado não se preocupe em retirar o açúcar da alimentação e trocá-lo por adoçantes. Agora não é hora de emagrecer. Lembre-se sempre da moderação com pouco açúcar, poucos alimentos industrializados e mais frutas, sucos naturais e alimentos caseiros.
Um beijo e até a próxima!
Flavia Ferian Maioli
Nutricionista CRN – 3 / 21892
flaviamaioli@encontronutri.com.br [/add-border]