Carboidratos integrais na gestação
Durante a gestação é comum a mulher sentir um aumento importante na fome e no apetite e não é só conversa de grávida, não. É fisiológico. A gestante tem uma elevação no seu gasto calórico e isso resulta em uma necessidade em ingerir mais alimentos. Nada de “comer por dois”, porém um pouco mais realmente é necessário.
E quando bate aquela fome diferente e quase incontrolável a tendência é atacar os carboidratos: pães, massas, bolos e biscoitos. Mas se estes são feitos com farinha branca e cheios de açúcar acabam saciando por pouco tempo, levando a sensação de fome novamente e ainda podem causar obesidade e diabetes gestacional.
Para auxiliar neste dilema de “comer ou não comer” o ideal é buscar pelos carboidratos integrais. Eles são ricos em fibras, mais saudáveis, ajudam no controle da saciedade e glicemia da mãe, além de auxiliar na função intestinal que neste período costuma ficar mais prejudicada.
Vejam algumas sugestões de trocas:
- O tradicional pão francês pelo pão integral;
- Arroz branco pelo arroz integral;
- Um bolo industrializado por um bolo caseiro feito com farinha integral, açúcar mascavo ou demerara (mas só se a glicemia estiver normal, ok? Caso contrário, vamos cortar o açúcar);
- Massas recheadas (lasanha, rondele) por macarrão integral preparado com legumes (cenoura, tomate), atum, ervilhas, salsa, azeite;
- Biscoitos industrializados por cookies integrais ou torradas multigrãos.
Essas substituições, se feitas em quantidades moderadas e nas refeições corretas, podem ajudar muito no controle da fome da mulher sem prejudicar o ganho de peso. Desta forma, procure o profissional nutricionista e ele vai te dizer como e quando comer estes alimentos, mas já fica aqui nossa dica de substituir com qualidade, sem abuso e com moderação.
Aqui vai uma receita para começar as substituições:
Receita de bolo integral de chocolate:
1 e ½ xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
½ xícara de aveia em flocos finos
1 xícara de açúcar demerara
1 xícara de chocolate em pó (50% cacau)
1 xícara de óleo de girassol
1 xícara de água morna
1 colher de sopa (rasa) de fermento para bolo
Preparo: Misture todos os ingredientes secos em um recipiente. Acrescente os outros ingredientes, misturando sempre com uma colher e coloque em forma untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido por 45 minutos (não precisa de batedeira).
Um beijo e até a próxima!
Flavia Ferian Maioli
Nutricionista CRN – 3 / 21892
flaviamaioli@encontronutri.com.br
(11) 98483-6577