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Entendendo a importância do Ferro na gestação

Entendendo a importância do Ferro na gestação

O Ferro é um importante mineral responsável pelo desenvolvimento de várias funções do nosso organismo. Durante a gravidez ele se torna mais importante ainda, tanto que quase cem por cento dos obstetras seguem a recomendação de suplementar este mineral para a mãe após a segunda metade da gestação.

Estoques insuficientes de Ferro causam anemia. A anemia na gestação está intimamente relacionada com o trabalho de parto prematuro e o baixo peso ao nascimento, além de pré-eclâmpsia, aumento no risco de aborto espontâneo e mortalidade materna e do recém-nascido.

Por isso é necessário combater a anemia na mãe e garantir o ótimo estado nutricional de mãe e bebê. Mesmo com a suplementação indicada pelos médicos o aumento no consumo de alimentos ricos em ferro ajuda muito nesta luta contra a anemia.

Para ficar mais simples o entendimento sobre o assunto é preciso conhecer os tipos de Ferro. Existem dois tipos diferentes:

  • Ferro heme: presentes nos alimentos de origem animal. Exemplo: carne vermelha, gema de ovo, aves, peixes, vísceras e miúdos (fígado, moela, coração);
  • Ferro não-heme: presentes nos alimentos de origem vegetal: Exemplo: grãos (feijão, grão de bico, lentilha), verduras (brócolis, espinafre, couve, salsa, coentro), legumes (beterraba) e cereais (aveia, milho e trigo enriquecidos).

O Ferro heme é mais facilmente absorvido pelo nosso organismo, porém o Ferro não-heme precisa de uma “ajudinha” para ser melhor utilizado. Essa “ajudinha” vem da Vitamina C, presente na laranja, limão, acerola, morango. Então sempre que consumir espinafre, por exemplo, associe com uma laranja ou o suco dela feito na hora.

Para garantir a melhor absorção deste mineral também é preciso ainda tomar alguns cuidados como:
Evitar o consumo de café e chás (preto e mate) logo após a refeição onde o Ferro esteve presente;
Não consumir leites e derivados na mesma refeição em que se consumiu fontes de Ferro.

O cálcio do leite e algumas substâncias associadas à cafeína do café e chás prejudicam a absorção do Ferro pelo nosso organismo.

Uma maneira saborosa e completa para garantir a absorção do Ferro pode vir dos sucos verdes. A combinação de verduras e frutas oferece frescor, fibras e ótimas quantidades do mineral. Veja nossa sugestão de preparo e aproveite!

Ingredientes
2 xícaras (chá) de couve manteiga picada (fonte de Ferro)
1 colher (chá) de gengibre
1 porção de hortelã
2 maçãs cortadas
1 copo de suco de limão (fonte de Vitamina C)

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com as fibras.

 

Flavia Ferian Maioli
Nutricionista CRN – 3 / 21892
flaviamaioli@encontronutri.com.br
(11) 98483-6577

 

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