Segunda a Sexta-feira, das 8h às 19h | Sábado: consulte horários

11 94550-9674

Desça do salto na gestação!

Desça do salto na gestação!

Posso usar salto alto na gestação?
Essa é uma questão muito comum entre as gestantes. Muitas já ouviram dizer que não devem usar salto alto, mas muitas vezes não sabem exatamente o porquê, e acabam não levando a risca a recomendação.

Muito bem…vamos explicar exatamente qual o motivo. Para isso precisamos retomar um pouquinho das alterações fisiológicas que acontecem no corpo da mulher.

Durante a gestação o corpo precisa se adaptar de acordo com o aumento do volume do útero. O centro de gravidade da gestante é deslocado para frente, fazendo com que haja uma adaptação da pelve e da lombar para que seja mantido o equilíbrio do tronco.
O salto alto por si só, devido a elevação do calcanhar, já faz com que a mulher mude seu centro de gravidade para frente… Imaginem só essa adaptação em dobro na gestação!
As imagens ajudam a entendermos melhor:

Lembram da relaxina? Explicamos bastante sobre esse hormônio em um post passado.
Esse hormônio é outro fator que faz com as gestantes devam ficar longe do salto. Todas as articulações do corpo ficam mais frouxas, e portanto mais instáveis. Por isso é tão comum as gestantes torcerem o pé. Imaginem só com o salto alto então…..Além da queda da mãe ser um risco para o bebê, pé quebrado e barrigão ao mesmo tempo com certeza não é uma boa idéia.

Precisamos considerar também as alterações vasculares!
A musculatura da panturrilha é a responsável pelo retorno venoso, como se fosse uma bomba, ou um “segundo coração”, fazendo com que o sangue retorne dos membros inferiores para o coração. Isso acontece quando movemos o tornozelo ou mesmo durante a caminhada. Com o uso do salto essa musculatura é mantida em contração durante todo tempo, perdemos a ação de bombear o sangue de volta, podendo aumentar ainda mais o edema e inchaço. Em casos mais acentuados existe o risco de varizes  e até trombose devido a má circulação venosa.

A imagem abaixo ilustra uma pesquisa realizada no Hospital das clínicas de Riberão Preto, mostrando a influência do salto alto na saúde feminina:

 

Acho que já temos motivos suficientes para deixar o salto guardado por pelo menos 1 ano não é mesmo?!
Use calçados confortáveis e que sejam firmes no pé….e não esqueçam que as alterações hormonais continuam até pelo menos 6 meses após o parto.

 

 

 

logo-horizotal-rgb

 

 

 

 

 

 

Imagem: Pinterest
As imagens do blog vêm de diversas fontes e nem sempre é possível identificar o autor. Se você desejar ter o crédito ou a remoção dessa imagem, favor enviar um email para contato@umanapilates.com.br e faremos os ajustes necessários. Some pictures on this blog come from multiple sources. If one of your images is on the site and you want it removed please write to contato@umanapilates.com.br

 

No Comments

Post a Comment