Segunda a Sexta-feira, das 8h às 19h | Sábado: consulte horários

11 98025-3655

Dúvidas Frequentes na Gestação

Dúvidas Frequentes na Gestação

Dra. Naira Scartezzini Senna tirou todas as nossas dúvidas!

Olha que artigo bacana ela escreveu:

[tab class=”” title=””]

foto_dra_naira

           

         

         

           Dra. Naira Scartezzini Senna

           Médica especialista em Ginecologia-Endócrina,

           Climatério, HPV e Infanto-Puberal

 

   

       

A gestação é um período mágico! O corpo sofre alterações adaptativas em todos os mais diferentes sistemas. A postura muda, a respiração muda … até a circulação muda. Além de todas estas mudanças físicas o turbilhão de emoções e alegrias geram insegurança e dúvidas. Não se preocupe, procure por bons profissionais para esclarecer suas dúvidas e assistí-la em todas as suas necessidades.

Segue um guia prático de dúvidas frequentes na gestação:

 

  • Duração da Gestação: o tempo de duração da sua gestação dependerá principalmente do binômio bem-estar materno e fetal, que será acompanhado bem de perto durante o seu Pré-Natal. Em geral, esse tempo varia entre 37 e 41 semanas.

 

  • Nutrição: o sobrepeso e a obesidade aumentam os riscos de doenças maternas e fetais. Assim, o acompanhamento nutricional, é importante para auxiliar na escolha de alimentos adequados e na orientação dos intervalos corretos entre as refeições e os lanchinhos.

 

  • Alimentos: prefira sempre alimentos de fácil digestão e que auxiliam no trânsito intestinal (verduras, frutas, grãos integrais, sucos naturais e fibras). Evite alimentos gordurosos ou de grande fermentação na digestão, pois eles podem causar mal estar, prisão de ventre e gazes.

 

  • Líquidos: beba bastante água para manter uma hidratação adequada e o perfeito funcionamento do intestino.

 

  • Tabagismo: o fumo deve ser abolido e a convivência com fumantes em áreas fechadas deve ser evitada. O tabaco aumenta os riscos de uma série de afecções maternas e fetais, como restrição de crescimento e doenças respiratórias.

 

  • Café: reduza o consumo de café e chá preto para um máximo de 2 xícaras ao dia.

 

  • Atividade Física: exercícios de leve à moderada intensidade são sempre bem vindos, exceto em casos especiais de restrição. Recomendo caminhadas, alongamento, Pilates, hidroginástica ou natação, sempre acompanhada por um profissional de Fisioterapia ou Educação Física que conheçam e respeitem as alterações fisiológicas da gestação.

 

  • Relações Sexuais: relações são permitidas e saudáveis durante toda a gestação, exceto em casos de sangramento ou trabalho de parto prematuro.

 

  • Higiene Íntima: durante a gestação há um aumento fisiológico da secreção vaginal, por isso prefira as calcinhas de algodão e evite os protetores íntimos diários.

 

  • Massagens: a drenagem linfática é um grande aliado na gestação para prevenir e reduzir o edema, porém deve ser realizada com veículo inócuo (ex: óleo de amêndoas) e por profissional capacitado.

 

  • Pele: toda gestante fica mais propensa à hiperpigmentação da pele em resposta à exposição solar. Por isso, recomendo usar diariamente protetor solar FPS 30, aumentando o fator de proteção e a frequência de aplicações quando a exposição for mais intensa.

 

  • Hidratação: para evitar estrias, cremes hidratantes e óleos devem ser usados diariamente em abdome, coxas e mamas (exceto aréolas e mamilos).

 

  • Mamas: aréolas e mamilos serão preparados durante a gestação para a amamentação. Massageie-os suavemente no banho com bucha vegetal, tornando assim a pele mais espessa, ideal para a pega do bebê.

 

  • Dirigir: a gestante deve sempre utilizar o cinto de segurança de três pontos. A faixa diagonal deve cruzar o meio do ombro, passando entre as mamas, nunca sobre o útero. A distância mínima entre a barriga e o volante deve ser de 15 cm.

 

  • Viagens: sempre utilize a meia elástica de média compressão de perna inteira em viagens aéreas ou terrestres.

 

  • Viagens Aéreas: até 27 semanas de gestação, a companhia aérea exige apenas o preenchimento de um termo de responsabilidade. Entre 27 e 35 semanas exige-se também um atestado médico autorizando a viagem. A partir de 35 semanas, a viagem só é permitida com a presença do médico responsável a bordo, sendo desaconselhada para gestantes com 40 semanas ou mais. Informe-se sempre sobre eventuais normas específicas da companhia aérea escolhida.

 

 

 

Dra. Naira Scartezzini Senna
Médica especialista em Ginecologia-Endócrina, Climatério, HPV e Infanto-Puberal

Rua Búlgara, 190 – Alto da Lapa  – CEP: 05057-060 – São Paulo – SP

Tel.: (11) 3832-0505

contato@dranaira.com.br

www.dranaira.com.br

[/tab]

logo-horizotal-rgblogomarca_padrao_baixa (1)

No Comments

Post a Comment