Alongamentos para o Parto
No último post falamos sobre os benefícios e alguns cuidados do alongamento realizado durante a gestação.
Quando falamos do preparo do corpo gestante para o parto não podemos esquecer que precisamos, e muito, do alongamento do assoalho pélvico também!
Para um trabalho de parto com sucesso além, de outros pontos, precisamos de um assoalho pélvico forte e também alongado, para que seja possível permitir a saída do bebê.
Mas se essa musculatura é mais profunda, como fazer para alongar o assoalho pélvico?
Muito bem….isso se torna possível através de alguns exercícios específicos e também através da ajuda da fisioterapia.
Com exercícios para esse tipo de alongamento são mais restritos. Uma opção que a Umana utiliza bastante é o posicionamento de cócoras. Nesta posição conseguimos relaxar essa musculatura e realizar um alongamento suave.
Ficar em cócoras também ajuda o bebê a descer, já que nessa posição conseguimos o auxílio gravidade, além de ajudar a parte inferior da pelve se abrir e liberar espaço para que o bebê encaixe.
Outra técnica utilizada para o alongar o assoalho pélvico é a massagem perineal.
Mas antes de mais nada, é importante saber como é a consciência perineal da gestante. Só é possível ter essa certeza após uma avaliação realizada por um fisioterapeuta. A avaliação é feita através do toque vaginal, onde verificamos se a mulher consegue tanto contrair quando relaxar essa musculatura de forma efetiva.
A massagem perineal tem como objetivo o relaxamento e alongamento do assoalho pélvico, e junto com outros fatores pode ajudar a evitar a episiotomia (corte realizado no períneo para facilitar a saída do bebê).
Caso não haja nenhuma contra-indicação a massagem perineal pode ser realizada a partir da 32ª semana de gestação. O ideal é que seja realizada diariamente por cerca de 10 minutos.
Deve ser realizada em um local tranquilo onde não seja interrompida. É possível fazer sozinha ou pedir ajuda para o parceiro.
A massagem é realizada introduzindo a primeira falange na vagina e pressionando o dedo na parede inferior, fazendo um movimento de “U” ou meia lua, sempre com uma pressão progressiva.
Mas atenção, é importante a orientação de um profissional capacitado e também da liberação do seu médico.
….Por que não aproveitar para realizar a massagem perineal e logo depois o Epi-no? Com certeza os resultados serão fantásticos. Se ainda não conhece o Epino vale a pena ver o post que a Umana fez.
Imagem: Pinterest
As imagens do blog vêm de diversas fontes e nem sempre é possível identificar o autor. Se você desejar ter o crédito ou a remoção dessa imagem, favor enviar um email para contato@umanapilates.com.br e faremos os ajustes necessários. Some pictures on this blog come from multiple sources. If one of your images is on the site and you want it removed please write to contato@umanapilates.com.br