Segunda a Sexta-feira, das 8h às 19h | Sábado: consulte horários

11 94550-9674

Já conhece o Epino?

Já conhece o Epino?

Epi…oq?
Epino! – esse é o nome de um dispositivo ainda pouco conhecido mas que pode ser seu melhor amigo na hora de se preparar para o parto!

O equipamento foi desenvolvido com o propósito de preparar a musculatura do períneo para o parto e pós parto. Seu objetivo é fortalecer e alongar a musculatura do assoalho pélvico, auxiliando na prevenção da episiotomia, corte realizado entre a região da vagina e do ânus para facilitar o momento de expulsão do bebê.  A idéia surgiu da observação de mulheres africanas, que empregavam cabaças de diferentes tamanhos para alongar a musculatura perineal e facilitar o parto, diminuindo, assim, os riscos de traumas perineais.

Agora já deu para entender o porquê do nome Epino. Em inglês no episiotomy (episiotomia não).

O alongamento consiste na introdução de um balão na vagina, conectado a um manômetro, que é insuflado até o limite individual de cada mulher e mantido assim por cinco a dez minutos, sendo depois retirado ou expelido naturalmente. Essa rotina deve ser realizada todos os dias após a 34ª semana gestacional. A técnica simula a passagem da cabeça do bebê, deixando a mulher mais segura para a fase de expulsão, na medida em que lhe permite ter consciência de seu corpo e conhecer seu papel na hora do parto.

 

Através do estiramento e do fortalecimento gradual da musculatura e tecidos, todo o assoalho pélvico se tornará mais forte e elástico. Como o períneo permanecerá ileso, a musculatura e o tecido tendem a se recuperar mais facilmente após o parto.

Veja o folder informativo do Epino:

A instrução de um profissional especialista em assoalho pélvico é importante, principalmente nos primeiros dias de uso, tendo dessa forma a utilização correta e adequada do dispositivo.

Em um estudo publicado pela fisioterapeuta Miriam Zanetti, foi possível observar que as gestantes que utilizaram o Epino e atingiram 21cm de perímetro (o perímetro da abertura da vagina), tinham cinco vezes mais chances de ficar com o períneo íntegro no parto sem episiotomia.

Além do uso no preparo para o parto o Epino proporciona a prevenção de problemas futuros relacionados ao relaxamento dessa musculatura, tais como cistocele (queda de bexiga), incontinência urinária, dentro outras.

logo-horizotal-rgb

 

 

Fonte:
http://www.fleury.com.br/medicos/educacao-medica/revista-medica/Documents/revista-edicao-2-2015.pdf
http://www.epi-no.com.br/?page_id=4
Obrigada Grupo Medika por disponibilizar o folder informativo.
Imagem: Pinterest
As imagens do blog vêm de diversas fontes e nem sempre é possível identificar o autor. Se você desejar ter o crédito ou a remoção dessa imagem, favor enviar um email paracontato@umanapilates.com.br e faremos os ajustes necessários. Some pictures on this blog come from multiple sources. If one of your images is on the site and you want it removed please write to contato@umanapilates.com.br

No Comments

Post a Comment