Segunda a Sexta-feira, das 8h às 19h | Sábado: consulte horários

11 94550-9674

Inchaço na gestação – Por quê?

Inchaço na gestação – Por quê?

Todo mundo já ouviu alguma gestante dizer está com as mãos e os pés inchados, principalmente no terceiro trimestre da gestação….

Cerca de 50% das gestantes podem apresentar edema! Bastante não é….

Mas você sabe por que isso acontece?

Durante a gestação o volume sanguíneo aumenta cerca de 40 a 50% em relação aos valores não-gravídicos, chegando ao seu pico por volta da 30ª semana gestacional.

Em resposta a esse aumento, acontece também um aumento dos batimentos cardíacos e da contração cardíaca.

Em contrapartida a ação do hormônio progesterona faz com que aconteça uma redução do tônus do músculo liso, ou seja, os vasos sanguíneos ficam como se fossem um pouquinhos mais calibrosos, conseguindo circular mais sangue pelo corpo.

Além disso, pelo fato de reduzir o tônus do vaso, o retorno venoso fica mais lento.

Imaginem então – muito mais sangue e retorno venoso mais lento – o resultado só pode ser um discreto inchaço, principalmente em mãos e pés, devido a ação da gravidade. Por esse motivo é mais comum a gestante se queixar de inchaço ao final do dia, depois de ficar muito tempo em pé.

Com a evolução da gestação outro motivo para que edema ocorra é que o aumento do útero acaba pressionando as veias, principalmente as pélvicas. É como uma barreira para a circulação dificultando o retorno venoso, que acaba acumulando nos membros inferiores, dilatando e congestionando os vasos sanguíneos da região.

Mas atenção – Um edema discreto é considerado normal durante a gestação. Mas é sempre importante estar atenta.

Caso perceba que esse inchaço está muito intenso, repentino ou maior em uma perna do que na é importante sempre comunicar seu obstetra.

 

logo-horizotal-rgb

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Shutterstock
As imagens do blog vêm de diversas fontes e nem sempre é possível identificar o autor. Se você desejar ter o crédito ou a remoção dessa imagem, favor enviar um email para contato@umanapilates.com.br e faremos os ajustes necessários. Some pictures on this blog come from multiple sources. If one of your images is on the site and you want it removed please write to contato@umanapilates.com.br

 

 

 

 

 

No Comments

Post a Comment