Segunda a Sexta-feira, das 8h às 19h | Sábado: consulte horários

11 94550-9674

Dicas para evitar o inchaço na gestação

Dicas para evitar o inchaço na gestação

No post anterior explicamos porque o edema acontece durante a gestação!

Apesar de ser causado por alterações hormonais e físicas do corpo gestante, existem algumas maneiras de evitar esse sintoma.

Olhem só essas dicas:

  • Pratique atividade física

Ao praticar atividade física realizamos contrações musculares que ajudam a realizar o retorno venoso, principalmente quando realizamos exercícios de panturrilha.

  • Use meias de compressão

Sabemos que não é lá muito confortável, mas uma coisa é fato – ajuda muuuito! Existem modelos de média e baixa compressão, e devem ser usar sempre com orientação do seu obstetra.

  • Evite ficar muito tempo em pé

A ação da gravidade intensifica o aparecimento de edemas, principalmente ao final do dia. Caso tenha que ficar muito tempo em pé tente realizar alguns exercícios de panturrilha – aqueles de subir e descer na ponta do pé. E lembre das meias de compressão também!

  • Ao sentar, não cruze as pernas

Temos o costume de ao sentar, imediatamente cruzar as pernas. Com o decorrer da gestação essa posição passa a não ser tão confortável mas de qualquer forma tente se policiar. As pernas cruzadas por muito tempo prejudicam o retorno venoso.

  • Não use salto

Além de todas as outras questões que conversamos sobre o salto em um post anterior, ele também prejudica a circulação e em casos mais graves pode evoluir para trombose.

  • Faça drenagem linfática

Um fisioterapeuta especializado, que saiba as alterações fisiológicas do corpo gestante pode ajudar a direcionar e eliminar esse excesso de líquido.

  • Beba água

Ao beber mais água aceleramos o funcionamento dos rins, e assim, diminuimos o inchaço.

  • Não tome remédios

Não tome diuréticos por conta própria, pois eles podem levar à perda de eletrólitos e causar prejuízos ao bebê.

  • Repouse

Tente repousar por cerca de 10 minutos com as pernas elevadas acima do nível do coração. Dessa forma a gravidade irá ajudar o retorno venoso.

Mas atenção, caso o edema aumente de repente, esteja muito intenso ou assimétrico é importante comunicar seu obstetra!

logo-horizotal-rgb

 

 

 

 

Imagem: Pinterest
As imagens do blog vêm de diversas fontes e nem sempre é possível identificar o autor. Se você desejar ter o crédito ou a remoção dessa imagem, favor enviar um email para contato@umanapilates.com.br e faremos os ajustes necessários. Some pictures on this blog come from multiple sources. If one of your images is on the site and you want it removed please write to contato@umanapilates.com.br

No Comments

Post a Comment