Segunda a Sexta-feira, das 8h às 19h | Sábado: consulte horários

11 94550-9674

…pensando em engravidar?

…pensando em engravidar?

Hoje nosso post visa ressaltar a importância do planejamento para o corpo feminino durante a gestação.

Nós já sabemos da necessidade do acompanhamento médico no Pré-Natal visando a prevenção de doenças gestacionais bem como o seguimento do crescimento e desenvolvimento adequados do feto, mas o que podemos fazer antes de engravidar para preparar o corpo para este momento especial e cheio de mudanças?

Caso você deseje engravidar é importante que procure seu Ginecologista para fazer Exames Pré-concepcionais. São avaliações de rotina que envolvem :

  • Exames laboratoriais : objetivam avaliar o perfil glicêmico, lipídico, tireoidiano, pesquisar anemias e dosagens vitamínicas. Assim é possível corrigir deficiências vitamínicas ou hormonais, bem como tratar eventuais doenças ainda não diagnosticadas.
  • Sorologias : o ideal é estar com a vacinação em dia antes de engravidar, nestes exames podemos avaliar a necessidade de algumas vacinas que não podem ser aplicadas na gestação mas eliminam o risco de doenças durante a gravidez (ex.: rubéola, hepatite A, HPV entre outras)
  • Exames de imagem : a ultrassonografia pode fornecer detalhes sobre o sistema reprodutor feminino (útero e ovários) identificando alterações na cavidade uterina (ex.: pólipos endometriais) que podem dificultar o sucesso de uma gestação inicial.

Além dos exames rotineiros, as futuras mamães também devem iniciar o uso do ácido fólico. Uma vitamina que previne má-formações do tubo neural (cérebro e coluna) do futuro bebê. Quando iniciada previamente à gestação ela reduz significativamente os riscos.

Não podemos esquecer que engravidar com um físico preparado facilita todas as alterações que o corpo feminino passará. A musculatura da coluna deve estar preparada para suportar o peso do bebê e o aumento da curvatura (lordose) que acontece naturalmente durante os 9 meses. A pelve preparada gera um suporte adequado ao crescimento uterino, e o peso ideal reduz os riscos de diabetes e hipertensão na gestação.

No preparo físico o Pilates é um grande aliado da futura mamãe antes da concepção e durante toda a gravidez, a técnica pode e deve ser praticada até o final da gestação sempre com a assistência de um profissional especializado e focado nas restrições e cuidados especiais que as gestantes necessitam.

Fica a mensagem da preparação do corpo feminino para um ciclo gestacional saudável e tranquilo!

foto_dra_naira

 

Dra. Naira Scartezzini Senna
Médica especialista em Ginecologia-Endócrina, Climatério, HPV e Infanto-Puberal

Rua Búlgara, 190 – Alto da Lapa  – CEP: 05057-060 – São Paulo – SP

Tel.: (11) 3832-0505

contato@dranaira.com.br

www.dranaira.com.br

logo-horizotal-rgb

logomarca_padrao_baixa (1)

 

No Comments

Post a Comment