Já conhece o Epino?
Epi…oq?
Epino! – esse é o nome de um dispositivo ainda pouco conhecido mas que pode ser seu melhor amigo na hora de se preparar para o parto!
O equipamento foi desenvolvido com o propósito de preparar a musculatura do períneo para o parto e pós parto. Seu objetivo é fortalecer e alongar a musculatura do assoalho pélvico, auxiliando na prevenção da episiotomia, corte realizado entre a região da vagina e do ânus para facilitar o momento de expulsão do bebê. A idéia surgiu da observação de mulheres africanas, que empregavam cabaças de diferentes tamanhos para alongar a musculatura perineal e facilitar o parto, diminuindo, assim, os riscos de traumas perineais.
Agora já deu para entender o porquê do nome Epino. Em inglês no episiotomy (episiotomia não).
O alongamento consiste na introdução de um balão na vagina, conectado a um manômetro, que é insuflado até o limite individual de cada mulher e mantido assim por cinco a dez minutos, sendo depois retirado ou expelido naturalmente. Essa rotina deve ser realizada todos os dias após a 34ª semana gestacional. A técnica simula a passagem da cabeça do bebê, deixando a mulher mais segura para a fase de expulsão, na medida em que lhe permite ter consciência de seu corpo e conhecer seu papel na hora do parto.
Através do estiramento e do fortalecimento gradual da musculatura e tecidos, todo o assoalho pélvico se tornará mais forte e elástico. Como o períneo permanecerá ileso, a musculatura e o tecido tendem a se recuperar mais facilmente após o parto.
Veja o folder informativo do Epino:
A instrução de um profissional especialista em assoalho pélvico é importante, principalmente nos primeiros dias de uso, tendo dessa forma a utilização correta e adequada do dispositivo.
Em um estudo publicado pela fisioterapeuta Miriam Zanetti, foi possível observar que as gestantes que utilizaram o Epino e atingiram 21cm de perímetro (o perímetro da abertura da vagina), tinham cinco vezes mais chances de ficar com o períneo íntegro no parto sem episiotomia.
Além do uso no preparo para o parto o Epino proporciona a prevenção de problemas futuros relacionados ao relaxamento dessa musculatura, tais como cistocele (queda de bexiga), incontinência urinária, dentro outras.