Dicas para evitar o inchaço na gestação
No post anterior explicamos porque o edema acontece durante a gestação!
Apesar de ser causado por alterações hormonais e físicas do corpo gestante, existem algumas maneiras de evitar esse sintoma.
Olhem só essas dicas:
- Pratique atividade física
Ao praticar atividade física realizamos contrações musculares que ajudam a realizar o retorno venoso, principalmente quando realizamos exercícios de panturrilha.
- Use meias de compressão
Sabemos que não é lá muito confortável, mas uma coisa é fato – ajuda muuuito! Existem modelos de média e baixa compressão, e devem ser usar sempre com orientação do seu obstetra.
- Evite ficar muito tempo em pé
A ação da gravidade intensifica o aparecimento de edemas, principalmente ao final do dia. Caso tenha que ficar muito tempo em pé tente realizar alguns exercícios de panturrilha – aqueles de subir e descer na ponta do pé. E lembre das meias de compressão também!
- Ao sentar, não cruze as pernas
Temos o costume de ao sentar, imediatamente cruzar as pernas. Com o decorrer da gestação essa posição passa a não ser tão confortável mas de qualquer forma tente se policiar. As pernas cruzadas por muito tempo prejudicam o retorno venoso.
- Não use salto
Além de todas as outras questões que conversamos sobre o salto em um post anterior, ele também prejudica a circulação e em casos mais graves pode evoluir para trombose.
- Faça drenagem linfática
Um fisioterapeuta especializado, que saiba as alterações fisiológicas do corpo gestante pode ajudar a direcionar e eliminar esse excesso de líquido.
- Beba água
Ao beber mais água aceleramos o funcionamento dos rins, e assim, diminuimos o inchaço.
- Não tome remédios
Não tome diuréticos por conta própria, pois eles podem levar à perda de eletrólitos e causar prejuízos ao bebê.
- Repouse
Tente repousar por cerca de 10 minutos com as pernas elevadas acima do nível do coração. Dessa forma a gravidade irá ajudar o retorno venoso.
Mas atenção, caso o edema aumente de repente, esteja muito intenso ou assimétrico é importante comunicar seu obstetra!